Lonas
Presentes nos freios traseiros, as lonas são as responsáveis pelo atrito das rodas com os tambores de freio. Elas realizam o travamento do carro quando o freio de mão está acionado.
Quando essa peça se desgasta, a capacidade de frenagem da roda traseira é comprometida, o que também prejudica o funcionamento do freio de mão.
As sapatas alojam as lonas de freio. As lonas de amianto têm estabilidade de atrito durante sua vida útil. Elas duram mais do que as pastilhas de freio e causam o mínimo de desgaste do material de fricção.
Uma característica marcante das lonas de freio é a resistência ao Fade, ou seja, a perca de eficiência em virtude de altas temperaturas.
Disposição das sapatas
Fixas: o conjunto é fixo ao espelho. Pode ser Fixo-Simples, em que o uso é generalizado em veículos leves. Ele é composto por um cilindro de roda que promove a auto energização. Há também o Fixo-Duplex, em que o conjunto é composto de dois cilindros de roda de efeito simples.
Flutuante: estão dispostas de maneira a sempre desempenhar a auto energização. Com isso, o desgaste ocorre de maneira uniforme em ambas sapatas.