Componentes variados

O sistema de freio a disco conta com uma série de componentes que atuam em conjunto de modo a realizar a frenagem, tais como o cilindro mestre (responsável pelo fornecimento de fluido), os tubos de metal (por onde passa o fluido), o pedal de freio, os cilindros de roda, as pastilhas e os pistões.
O objetivo do freio é eliminar a energia cinética gerada pelo movimento do carro, para que ele possa parar. Para tanto, o freio converte a energia cinética em calor, que será dissipado com mais rapidez.
O disco é, na maior parte dos casos, feito de ferro fundido e acompanha o movimento da roda. O tipo mais utilizado é o de sistema de pinça flutuante com um pistão, que fica em uma parte fixa que envolve o disco. Nesse tipo de mecanismo existem 2 pastilhas que realizam a fricção com o disco e fazem a frenagem.
O funcionamento do freio a disco se dá pelo aperto do pedal de freio, que gera uma pressão hidráulica que é passada por todo o sistema empurrando o pistão (localizado no interior da pinça de freio).
Com isso, as pastilhas também são empurradas e provocam a fricção dos discos de freio. Essa fricção é responsável pela produção da força que reduz a velocidade do automóvel pela conversão da energia cinética em calor.
O aquecimento é um fator que pode comprometer a eficiência do freio a disco. Contudo, como esse tipo de sistema é mais exposto ao ar, o arrefecimento do disco é facilitado.
A força hidráulica corresponde à pressão produzida pela carga do condutor sobre o pedal de freio. Quando acionado, o cilindro mestre gera a pressurização do fluido, conduz a pressão exercida no pedal até as rodas e aciona os mecanismos de frenagem. Logo, o freio hidráulico aplica a força de frenagem na mesma proporção em todas as extremidades do veículo.
É importante ressaltar que a eficiência do freio é o resultado do trabalho conjunto de todas as peças. Por esse motivo, a manutenção preventiva é imprescindível, além, é claro, da utilização de peças nacionais ou importadas de qualidade e com tecnologia de ponta. Conheça, a seguir, os tipos de freios mais utilizados!