Retifica de discos
Retifica de discos de freio
Realizamos retífica em discos de freio para linha leve e camionetes.
*Serviços realizado somente na loja fisíca.*
A retifica do disco de freio vai depender da situação do disco. A primeira coisa a se fazer é analisar o estado da peça e do dano. O disco de freio precisa ter uma espessura mínima, e se a retifica necessária ultrapassar essa espessura, o procedimento não deve ser feito.
Isso porque a retifica é basicamente o desgaste das extremidades para o disco retome a forma original – um pouco menor, é claro.
Dessa forma, o mecânico precisa medir o disco com o micrômetro para saber se o desgaste não deixará o disco muito pequeno. Depois de fazer os cálculos (retifica ideal e tamanho mínimo necessário), o profissional pode orientar o cliente se essa é uma boa ideia.
Por que retificar o disco?
Porque retificar o disco é mais barato. Então, se o seu carro ainda possui o disco original, prefira a retifica. Vale mais a pena retificar um disco bom do que trocar por um novo de qualidade inferior.
Quantas retificas posso fazer?
O limite é a margem mínima do disco do seu carro. É difícil definir um número exato porque a depender do dano, talvez uma retifica já alcance a espessura mínima. Assim como pode acontecer em outros casos de 3 ou 4 ainda não chegarem ao limite.
Empenamento
A — Disco conforme
B — Defeito de ondulação
C — Defeito de planicidade
D — Defeito de paralelismo
Mas nem toda a vibração durante a frenagem
é causada pelo problema de empenamento
nos discos de freio.
Existem outros fatores que contribuem para o
aparecimento de vibração, como os descritos
a seguir:
- Empenamento do conjunto cubo e disco (au- tomóveis 0.10 mm; restantes 0.13 mm)
- Folga nos rolamentos (0,054 mm)
- Empenamento do cubo (0,05 mm)
- Aplicação ou montagem incorreta dos rola- mentos
- Impurezas na face de encosto do disco no
cubo
- Desbalanceamento do disco ou roda
- Problemas de suspensão
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